» Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites.
» Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.
» Um bom trabalho começa por uma boa capa. Coloque nela todas as informações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas pelo professor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto, capriche na organização da capa.
» Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais.
» Peça para algum amigo ou parente para ler seu trabalho. Para você o trabalho pode estar muito bom e claro, mas uma segunda opinião é sempre bem vinda.
» Caso o trabalho seja digitado, procure utilizar fonte arial ou times new roman (tamanho 12). Os títulos e subtítulos podem ser em tamanho 14 e negrito.
ESTRUTURA BÁSICA DE UM TRABALHO ESCOLAR
A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (referência; anexo).
1) CAPA: Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustração ou "embelezamento", composta de:
Cabeçalho: nome da Instituição de Ensino, da disciplina e do professor responsável.
Título do trabalho: no centro da folha, centralizado.
Nome do aluno, série e turma
Local, mês e ano
2) SUMÁRIO: relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática. Indica as partes do trabalho, capítulos, itens e subitens, e as páginas em que se encontram.
3) INTRODUÇÃO: Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico. Neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
A parte introdutória abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado.
É necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância e apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc).
4) DESENVOLVIMENTO: Também chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados. O conteúdo pode ser subdividido em capítulos, dentro de uma estrutura lógica com que o tema foi desenvolvido. Deve-se iniciar pelos títulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponível, em itens e subitens, adotando uma numeração progressiva até o final do trabalho. Esta divisão servirá de base para a realização do sumário.
Exemplo: 2. 2.1 - 2.1.1 - 2.2 - (etc...)
5) CONCLUSÃO: Iniciar em folha distinta. Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução. A conclusão não é uma idéia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, é síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, suas deduções lógicas, baseadas no desenvolvimento. Retrata seu ponto de vista sobre o assunto, o que você apreendeu.
6) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Apresenta-se em folha distinta, título centralizado, elemento obrigatório. Todas as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo.
7) ANEXOS (quando houver)
Leituras indicadas:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estrutura-de-um-trabalho-academico/trabalho-escolar.php
http://www.scribd.com/doc/2756853/Como-elaborar-trabalhos-escolares-Daniel-Walker